sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Coração quebrantado!!!!

A paz do Senhor a todos!!!
Não é de hoje que escutamos frases do tipo "Puxa, como ele tem um coração duro", "o coração dele é mesmo de manteiga", ou frases que são feitas através de uma situação que ocorre, frases do tipo: "mesmo depois disso, ele continua com esse coração duro" ou "isso amoleceu o coração dele".
Eu queria pensar um pouco com vocês sobre essas frases que citei acima ou frases parecidas que ouvimos.
No livro de Êxodo, a partir do capítulo 14, começa a se contar sobre o episódio que o povo de Israel passa pelo mar que se abre. E mais especificamente no versículo 4 a Bíblia diz que o SENHOR endureceu o coração de faraó, para que ele persiga o povo e o SENHOR seria glorificado em faraó e em todo o seu exército.
É claro que depois que lemos o resto da história sabemos que de fato, Deus foi glorificado pois o exército de faraó perseguiu o povo, Deus abriu o mar o povo passou os egípcios se afogaram e além da liberdade o povo viu que tinha um Deus que poderia livrá-los de situações que pareciam que não teriam mais jeito e a partir daí o povo foi para o deserto e viveu por 40 anos lá, sendo sustentado por Deus o tempo inteiro.
Mas o início do versículo 4: "E o SENHOR endureceu o coração de faraó", me deixa um pouco pensativo, pois em alguns casos Deus quebranta os corações, como fez com Davi diversas vezes e em outros Deus endurece, pode parecer uma pergunta difícil, porque alguns corações Deus quebranta e outros Deus endurece.
Bom, na verdade o quebrantar e o endurecer é bem parecido com o que acontece com a manteiga e o concreto, o mesmo sol amolece a manteiga e endurece o concreto, então podemos chegar uma conclusão, não está no sol a função de amolecer ou de endurecer e depende sim da composição química do elemento que ele amolecerá ou endurecerá.
Se Deus endureceu o coração de faraó é porque Ele ja sabia qual era a composição do coração dele, sabia que ele tinha um coração parecido com concreto e ia endurecer, assim como ja sabia a composição do coração de Davi, um coração de manteiga, quando apenas Deus mandou o profeta dizer o que Davi tinha feito e Davi ele ja se derreteu todo e disse: Eu pequei. Reconheceu seu erro e se quebrantou diante de Deus.
A Santidade de Deus é como um sol, quando você entra em contato com ela, ou você se amolecerá ou se endurecerá, querido se você está endurecido ainda quando ouve falar sobre Deus, peça para Ele ir te mudando, amolecendo, amolecendo, até o dia que você estará quebrantado em Sua presença, pois um coração quebrantado e contrito o Senhor não desprezará.
Que Deus te abençoe e uma ótima noite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário