sexta-feira, 7 de maio de 2010

Os 3 momentos de um rei!!!

A paz do Senhor a todos os queridos e queridas do Senhor!!!

Quando falamos de um grande rei de Israel, pensamos logo em Davi, hoje aqui vou falar sobre um grande rei, mas não Davi, e sim seu filho Salomão.

Salomão viveu três períodos bem distintos em sua vida, e em cada um desses períodos escreveu um livro, contando o seu pensamento na época em que escreveu.

O primeiro livro de Salomão, foi Cantares de Salomão é um livro lindo, que ressalta a origem divina da alegria e dignidade do amor no casamento, Cantares é um livro que relata a visão de um jovem apaixonado, basta lembrar que nessa época Salomão era bem jovem, é um livro romântico, e pessoas que não amam mais, ao lerem esse livro podem voltar a amar, foi um livro escrito pelo coração, esse foi o primeiro livro de Salomão.

O segundo livro de Salomão foi provérbios, ele tinha meia-idade, ja não era mais um garoto e aqui ele ja não usa mais o coração para escrever e sim a razão, e o mesmo Salomão que dizia: "Agradáveis são as tuas faces entre os teu enfeites, o teu pescoço com colares, enfeites de ouro te faremos" em Cantares, agora em provérbios, ele diz: "O homem tem que fugir de várias mulheres, para que não perca sua fortuna" Embora seja do mesmo autor, não parece que foi a mesma pessoa que escreveu esses dois livros, mas agora Salomão está em uma nova fase da sua vida, e nesse livro de provérbios ele deixa muitos conselhos aos jovens, para que não cometam os mesmos erros que ele cometeu, deixa de ser um livro escrito por um apaixonado, e passa a ser um livro escrito por um sábio, é um livro que tem muita instrução para os que o lêem.

O terceiro livro de Salomão foi Eclesiaste, nesse livro Salomão ja está no final da sua vida, e começa a reflitir sobre os prazeres, as honras, a vida extravagante e a sua idolatria, e vê que tudo foi vaidade, possivelmente algumas lagrimas tenha molhado o papel em que ele estava escrevendo e esse livro revela de uma vez por todas a grande futilidade do ser humano considerar bens materiais e conquistas pessoais como os reais valores da vida. Embora o jovem deva desfrutar da sua juventude(Eclesiaste 11.9,10), o mais importante é que se dediquem ao seu Criador(Ecl:12.1) e que decidam temer a Deus e guardar os seus mandamentos (Ecl:12.13,14). Esse é o único caminho que dá sentido a vida.

5 comentários:

  1. Muto bem resumida esta vida de Salomão. Vem então a pergunta: e nós, em que fase estamos de nossa vida ? será que estamos extasiados e apaixonados como em cantares ? circunspectos como em Provérbios ? ou enfadados como no Eclesiastes ? Que Deus nos ajude a chegarmos em Eclesiastes com o mesmo espírito jovem de Cantares. Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  2. Amei, amor, muito bem colocado , realmente não havia reparado nesses tres livros serem escritos pelo mesmo autor e terem tantas diferenças. Acima de tudo Salomão sempre foi sábio, pois pediu a Deus sabedoria, bjs Deus te abençoeee

    ResponderExcluir
  3. Caramba show de bola. Gostei muitissimo! Parabens! MT bem explicado. Que DEUS abençoe e lhe de mt mt sabedoria :D

    ResponderExcluir
  4. Boa adaptação da pregação do Feliciano

    ResponderExcluir
  5. Boa adaptação da pregação do Feliciano

    ResponderExcluir